sábado, 5 de setembro de 2009

Como Zaqueu... (jura?)


Hoje gostaria de falar com você a respeito de um personagem bíblico que, de uma hora para outra, saiu da sua pequenez e ficou conhecido de todo mundo. O seu nome, como você já deve imaginar, é Zaqueu.
Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

Lc 19. 5

O motivo de Zaqueu estar tão na moda é justamente a música do nosso irmão Regis Danese. Quem até hoje nunca ouviu o refrão “Entra na minha casa, entra na minha vida (...)”? No entanto – talvez por esquecimento do nosso irmão Regis – alguns detalhes não foram muito bem explicados, fazendo com que a história de Zaqueu adquirisse uma perspectiva diferente. Sobre estes pontos eu também gostaria de falar com você.


“Só pra te ver | Olhar para Ti | E chamar sua atenção para mim.”

Bom, se Zaqueu de fato quisesse chamar a atenção de Jesus, o último lugar que ele escolheria para isso seria um Sicômoro (ou figueira). Segundo o site Botânica Bíblica (http://botanicabiblica.blogspot.com/2008/09/sicmoro.html) os sicômoros são árvores que normalmente alcançam 25 metros de altura e alguns exemplares chegam aos 45 metros de altura. Eles têm uma copa enorme e são bem folhados, o que proporciona uma ótima sombra. Entre esta altura e tantas folhas, é bem possível que Zaqueu estivesse muito bem escondido.

E não era pra menos! Zaqueu era o chefe dos cobradores de impostos em Jericó e provavelmente se aparecesse no meio da multidão, não permitiriam que ele chegasse perto de Jesus (e isso se não levasse uma boa surra também). Os publicanos não eram os melhores amigos do povo.


“Entra na minha casa | Entra na minha vida”

Mas mesmo estando tão escondido, Jesus – que talvez estivesse atrás de algum figo – pára na frente da árvore e o chama pelo nome: “Zaqueu! Desce daí que eu quero posar na sua casa”. Como vimos, o convite não parte de Zaqueu. O convite parte de Jesus. Este detalhe, a primeira vista, parece bobo. Mas quando nós olhamos a passagem como um todo, compreendemos algumas verdades sobre Zaqueu e sobre Jesus.

  1. Zaqueu sabia da sua posição e quem era:

    Ora, Jesus tinha a fama de ser “o Cristo”; o messias ungido que iria livrar o povo de Israel das garras do império romano. Logo, Zaqueu NUNCA convidaria este homem santo para morar na casa de um traidor do povo Judeu. Da mesma forma como disse João, o Batista, Zaqueu sabia não ser digno de desatar as sandálias de Jesus.
  2. Jesus chama Zaqueu pelo nome:
    Pense se de repente o seu ídolo (Roberto Carlos?[tem gente que não gosta deste tipo de comparação. Mas que "Graça" tem o Evangelho se ele não dialoga com a nossa vida?]) está na sua cidade e ele vai até a sua casa e, na frente de todas as pessoas da sua rua ele diz: “Maria, quero posar na sua casa hoje”. Como você se sentiria? Pois bem, foi este o sentimento que Zaqueu sentiu quando Jesus o chamou pelo nome. E se não fosse o suficiente, Jesus se faz tão íntimo de Zaqueu que o próprio Jesus se convida para sentar à mesa com Zaqueu – e eu já disse pra vocês o quanto é caro o significado da mesa para os Judeus.

“Me dá a tua paz | Largo tudo pra te seguir”

&

“Mexe com minha estrutura | Sara todas as feridas | Me ensina a ter Santidade | Quero amar somente a Ti, | Porque o Senhor é o meu bem maior, | Faz um Milagre em mim.”

Uma coisa intrigante sobre a música. Ela coloca alguns pedidos na boca de Zaqueu. Mas isso não acontece na Bíblia. Nas Sagradas Escrituras o que nós observamos é que se aproxima de Zaqueu e pede para posar em sua casa. Durante o jantar, a Bíblia não disse que Jesus fez ou deixou de fazer alguma coisa. Pelo contrário! A atitude é de Zaqueu. Sem que Jesus diga sequer uma palavra, Zaqueu – que estava tão tocado com as atitudes de Jesus – toma uma decisão muito importante: Ele dará metade dos seus bens aos pobres e devolverá aos pobres quatro vezes mais em relação ao que ele tinha roubado. E veja! Zaqueu não largou tudo para seguir Jesus. A atitude dele foi movida pelo seu arrependimento! A Bíblia não diz que Zaqueu virou um seguidor de Jesus Cristo.

A resposta de Jesus a esta linda atitude de Zaqueu? Leia os versículos nove e dez. Como você pôde ver, Jesus não fez sequer uma oração do Pai Nosso por Zaqueu, tão pouco fez um grande Sermão sobre o que acabara de acontecer. O verdadeiro milagre aconteceu debaixo da árvore, quando Jesus chamou Zaqueu pelo nome. Foi naquele instante que o processo de conversão de Zaqueu se iniciou. Foi ali que ele decidiu levar sua vida de Judeu a sério e compreendeu que ele poderia ser um publicano, mas sem roubar aos seus compatriotas.

O que a música está nos ensinando então? Que eu devo chamar a atenção de Deus para mim; que eu devo largar tudo o que tenho em troca de seguir Jesus (ou de chamar a sua atenção); que eu chamar Deus para entrar na minha casa não requer comprometimento da minha parte; que quando Deus entra na minha casa, tudo vai mudar como num passe de mágica; que Deus é como um dos meus bens pessoais (Carro, sofá, estante, Deus, televisão, micro-ondas...) e que sua utilidade é fazer um milagre em mim.

E o que a história de Zaqueu nos ensina? Que nós somos pecadores e indignos de estar lado a lado de Jesus; que apesar de estarmos escondidos atrás de tantos pecados Jesus nos vê, nos chama pelo nome e ainda que sejamos indignos, ele se convida para entrar em nossa casa; que para que a nossa vida mude, não basta ter Cristo em nossas casas, temos que mudar nossa atitude e quando mudamos nossa atitude, Cristo está feliz pois salvou mais um perdido.

É bem verdade que a música tem uma proposta de vida bem mais fácil. Mas a Palavra do Senhor sempre nos propõe desafios! Jesus Cristo já está dentro da sua casa. Você é que precisa servir o jantar e tomar a decisão de mudar suas atitudes.

Tenha fé! Nisso ele vai te ajudar.


Imagem: http://www.maakaroun.com.br/index_arquivos/image743.jpg

Um comentário:

luis fernando disse...

Sempre no processo pedagógico...