domingo, 13 de dezembro de 2009

Voz do que clama

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
Marcos 1.3

Estamos em tempo de advento. A cada domingo, desde o dia 29 de novembro, temos acendido mais uma vela do advento. Um belíssimo símbolo, que representa a escuridão do mundo que se esvai conforme a chegada do messias.
Justo por isso, gostaria de analisar alegóricamente esta passagem.
A princípio, vemos três pontos principais na frase: 1- Voz do que clama no deserto; 2- Preparai o caminho do Senhor e 3 - Endireitai as suas veredas. Segundo o estilo de poesia hebraica, é bem provável que "Preparai o caminho do Senhor" e "Endireitai as suas veredas" sejam apenas uma repetição. Mas como não encontramos apoio no texto de Isaías 40.3 (e que por sinal, está muito mal citado pela comunidade de Marcos, no texto que acabams de ler), vamos considerá-los como se fossem pontos distintos.

Voz do que clama no deserto
Quando tinha doze anos de idade, tive a oportunidade de conhecer o mar nas terras cearenses. Claro que não se compararam aos lençóis maranhenses, mas quando cheguei à praia no Ceará, só pude ver duas coisas: Mar e areia. Dunas e mais dunas, mudando de lugar, redesenhando a paisagem, carregadas pelo vento. Fico imaginando que talvez o deserto seja assim também. Um lugar onde deitamos o olhar e o perdemos na imensidão do horizonte.
Entre tantos grãos de areia, corremos o risco de nos perdemos na solidão. E na ânsia de estar acompanhado, nos transformamos em mais um grão de areia, levado ao bel prazer dos ventos. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
No entanto, se você parar um instante para ouvir, escutará lá no fundo uma voz. É a minha voz proclamando a mensagem do Reino de Deus. É a sua voz vivendo o evangelho, em meio as provações da vida. No deserto, que muitas vezes é a nossa vida, o povo que encontrou-se com Deus tem o dever de ser seu anunciador e dizer aos outros muitos que eles não estão sozinhos.
Preparai o caminho do Senhor
Clamar apenas, não é o suficiente. Muitas pessoas falam de Jesus, e dos seus feitos. Até se consideram seus discípulos. Mas não agem como ele. Por isso precisamos tomar cuidado com aqueles que apenas falam. Quando virem homens cheios de frases de efeitos, com teatralidades mil - tirando sapatos, arremessando ternos, jogando água ou suor. Tomem cuidado!
A estes, de preferência, não sigam.
Prefiram aqueles que, como João Batista, anunciavam o Reino do Senhor E mas preparavam a sua vinda. O povo de Deus hoje tem a vocação, o chamado, para construir esse lugar maravilhoso. Não que aqui andaremos em ruas de ouro e de cristal. Mas onde houver fome, levaremos o que comer. Onde houver sede, levaremos o de beber. Onde houver doença ou prisão, levaremos a cura e a companhia.
Preparar o caminho do Senhor não é lotar igrejas - embora um evangelho sadio provoca crescimento. Preparar o caminho do Senhor também não é mandar pessoas para o inferno - embora o arrependimento seja a base da mensagem de conversão. Isso é papel de Deus! Já para nós, preparar o caminho do Senhor é viver conforme o todo poderoso nos instruiu.
Endireitai as suas veredas
Essa parte do versículo, apesar de ser apenas uma repetição da anterior, me faz lembrar algo muito sério. Eu também preciso endireitar os meus caminhos. A gente acredita que, porque aceitamos Jesus, já está tudo bem. Já estamos salvos. O que não é verdade. As veredas pelas quais Jesus nos guia, rumo a salvação, são sempre diferentes das nossas. Sempre achamos tudo impossível e assim nos omitimos. Sempre achamos tudo pecado e assim sempre tomamos o lugar de Deus e acusamos ao próximo. Nós sempre consideramos que o nosso caminho nos levará a um "Encontro com Deus", quando na verdade, é Deus que vem se encontrar conosco.
Por isso o cristão - ainda que ele tenha dois ou dois mil anos de serviço a Deus - deve se arrepender e endireitar os seus caminhos todos os dias. Aquele que não prega isso, não é profeta do Senhor.

O nascimento de Jesus trouxe luz ao mundo. Devemos anunciar [e ser hoje] esta luz no mundo e para o mundo.

Que Deus nos abençoe.

Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_1FpzAWpBQLU/R2ROqYb4poI/AAAAAAAAAiI/_geJpaifxdg/s400/advento.jpg

Nenhum comentário: