sábado, 14 de novembro de 2009

Qual é a histórinha da Bíblia?

Um dia uma criança, com um livro de capa preta debaixo do braço que tinha quase o mesmo tamanho que ela, me puxou pela beirada do terno e me perguntou: Tio, qual é a historinha do livro da mamãe? Parei um pouco e refleti. Não que eu não conheça todas as histórias da Bíblia, mas é que seria difícil responder de forma fácil e rápida para uma criança de cinco anos.
Você saberia responder? Que historinha você acha que a Bíblia conta?
Mais tarde eu fui perceber que a Bíblia conta história de crianças. É isso mesmo! E não é de apenas uma, mas sim de várias.
A primeira criança certamente é tudo o que existe no universo inteiro! Isso mesmo! Deus fez o mundo, o sol, as estrelas, os animais... Tudo! Com as próprias mãos ele desenhou o sol sem compasso, fez dois riscos no céu e pintou uma gaivota. Ele sentou na sua mesinha e desenhou a Girafa; pintou a zebra e deu risada quando acabou de desenhar o Ornitorrinco! E igualzinho o papai e a mamãe olha pro bebê, Deus olhou para o universo e disse: Que menino lindo!
Mas Deus tinha tanto amor no seu coração que ele acabou vazando! Caíram duas gotinhas do amor de Deus na terra. Foi quando ele fez o homem e a mulher. E mais uma vez ele olhou para os seus dois filhos caçulas e disse: Vocês são muito especiais pra mim!
Mas aconteceu que esses dois filhos fizeram coisas muito feias e desobedeceram a Deus. Ele então ficou muito chateado com eles e falou: Vou ficar de mal de vocês e só quando chegar o meu outro filho é que vou voltar a falar com vocês de novo. Mas ele tava brincando! E rapidinho ele voltou a falar com os seus filhos, que agora eram muitos e já moravam na terra inteira.
Para ajudar os seus filhos, ele mandou muitas outras crianças para falar com a humanidade. Samuel foi um menininho que falou em nome de Deus, o Rei Davi era um menininho quando Deus o escolheu para ser rei, Josias também foi outro rei muito bom para as pessoas e era uma criança!
Mas mesmo Deus tendo enviado todas essas crianças, os seus filhinhos não se concertaram. Os que tinham mais brinquedos que todo mundo, roubava os meninos que tinham bem pouquinhos. Deus não gostava disso! Ele queria que todo mundo brincasse com todos os brinquedos que ele inventou. Foi aí que Deus mandou avisar por vários moços profetas que em breve o filho mais velho iria vir para ter uma séria conversa com os irmãos caçula.
As pessoas esperaram o filho mais velho por muito tempo! Mais tempo do que a idade da nossa bisavó! Ele demorou né? Mas daí quando ele chegou, os caçulas não o reconhecerão e mandaram ele de volta pro colo do papai. Mas antes disso ele disse várias coisas legais! Você sabe qual é o nome do nosso irmão mais velho? É Jesus! Uma criancinha também, como você!
Então hoje eu sei que a Bíblia é a história de várias crianças, a história da vida dos filhos de Deus. Mas tem uma criança especial: O filho mais velho que trouxe um recado de Deus pra nós:
Jesus disse pra gente gostar dele com toda a vontade que a gente tiver! E que a gente também tem que gostar do nosso amiguinho como a gente gosta da gente mesmo!
Esse recadinho só as crianças conseguem entender e que deixa todos os adultos muito confusos (porque eles esquecerão de como é ser criança). Por isso outra palavra importante de Jesus é para que a gente que é adulto seja como vocês que são crianças. Quem sabe vocês não nos ensinam de novo esses segredos de ser criança?
Então crianças, essa é a histórinha da Bíblia!
Que o Papai do céu esteja sempre com vocês quando a luz do quarto estiver apagada!

*História escrita para o "Culto do Bebê", celebra na Igreja Metodista em Ferraz de Vasconcelos, no mês de novembro. A imagem deste post e a liturgia do referido culto, tem origem na liturgia para o culto das crianças, promovido na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. São Bernardo do Campo/SP (acesso em 14/11/2009)

Nenhum comentário: