Esta liturgia foi composta por mim e pelo Cristiano, com correções feitas pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Ramos e diagramação pelo aluno Maurício Klaczek. Ela foi utilizada nas orações da noite e da manhã. Nosso intuito com essa liturgia era resgatar a memória da fé interiorana de quando começaram as missões no Brasil. Por isso, há um "algo" da religião popular interiorana, com as músicas sendo executadas em pagodes sertanejos; a Benção da Roça e o Cordel "É assim que se cumpre o 'Ide'". Outro detalhe que gostaria de deixar claro é o fato de que as peças literárias nacionais não devem vistas como "exóticas" ou "Diferentes". O cordel de Patativa do Assaré é tão [mais] nosso quanto o soneto de Vinícius; o baião é tão nosso quanto a marcha-rancho. E por aí vai.
A jornalista Suzel Tunes classificou nossa liturgia como "criativa e alegre, valorizando a cultura popular brasileira e lembrando do povo sertanejo que busca na fé a força para viver".
Aqui você encontra o PowerPoint para download. Ele está disponível para que você possa ter uma idéia de quais seriam as "boas práticas" para uso do PowerPoint com a Liturgia.
Agradecimento especial à Rose e Daniel Bandeira que recitaram o Cordel e impetraram a benção, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário